Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Antonina do Norte, Saboeiro, Aiuaba e Arneiroz

SABOEIRO E AIUABA: LEGISLATIVO APROVA MOÇÃO DE APOIO QUE DÁ FORÇA PARA LEI SOBRE PISO SALARIAL DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM

11 maio 2021 às 22:52

No município de Saboeiro, a Moção de Apoio 01/2021 de autoria do vereador Arnóbio Junior, foi apresentada e posteriormente aprovada por unanimidade por todos os Vereadores, na Sessão Ordinária de 30 de abril.
Já no município de Aiuaba, na Sessão Ordinária de hoje 11 de maio a moção 01/2021 foi apresentada pelos os vereadores Eduardo e Jacildo, sendo aprovada por unanimidade por todos os vereadores.

O objetivo do documento é mostrar o posicionamento favorável do legislativo sobre o Projeto de Lei 2564/2020 que altera a Lei 7498/1986, que pretende instituir o piso salarial nacional e a carga horária de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, e de Auxiliar de Enfermagem.

Conforme os vereadores proponentes da Moção de Apoio, é imprescindível a reflexão sobre a relevância histórica da enfermagem para todos os serviços de saúde do mundo. “A enfermagem, diferente de outras profissões da saúde, é assalariada e, de fato, não consegue trabalhar como profissional liberal.

Para o Presidente do Sindicato, Iltemar Martins, a categoria se submete a regimes de remuneração injusta, em várias partes do nosso Brasil, incompatível com o nível de formação acadêmica e técnica, exigida para o exercício da profissão, e boa parte ainda não recebe os adicionais de insalubridade e com péssimas condições de trabalho. Todos os serviços de saúde do Brasil, sejam públicos ou sejam privados, dependem dos profissionais da enfermagem. Além disso, enquanto muitos param, esses profissionais estão na linha de frente do combate da pandemia da Covid-19.” – afirma Iltemar Martins.

Na Moção de Apoio, destaca-se também que a Enfermagem e suas atividades auxiliares, categoria de profissionais abnegados, e que colocam a sua saúde em risco para salvar vidas todos os dias, continuam extremamente desvalorizados por todo o Brasil.


EM TEMPO
A luta continua nos municípios de Antonina do Norte e Arneiroz, em Antonina do Norte a Vereadora Camila Abreu, fara apresentação da Moção de Apoio na próxima sessão.