Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Antonina do Norte, Saboeiro, Aiuaba e Arneiroz

Dia do Trabalhador: dia de luta, de solidariedade e de organização frente aos ataques dos patrões e governos

01 maio 2022 às 17:12

 

No dia 1º de maio de 1886, 30 mil trabalhadores foram às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho e a redução da jornada de 12 para 8 horas diárias. Os trabalhadores foram brutalmente reprimidos, mais de 100 deles foram mortos e dezenas de líderes sindicais foram presos. Três anos mais tarde, a segunda Internacional Socialista propôs convocar anualmente uma manifestação – no dia 1º de maio – para lutar por condições de vida e de trabalho.

O Dia do Trabalhador não é um dia de festa, é uma data de luta para relembrarmos as nossas vitórias e derrotas e reforçarmos a necessidade de nos organizarmos frente aos ataques de patrões e governos.

No atual cenário político nacional enfrentamos um desgoverno que ataca os direitos trabalhistas conquistados a duras lutas, no entanto defendemos o emprego e somos contra a volta da fome e da miséria, o desemprego e a carestia, fatores que têm penalizado cada vez mais os trabalhadores e trabalhadoras, em especial os mais pobres.

Relembrar a nossa história e seguir lutando!

Mais de um século depois da instituição do dia 1ª de maio, os trabalhadores seguem lutando por condições de vida e por valorização.

Nessa 1º de maio é importante lembrar o papel fundamental do servidor público na sociedade enquanto parte da classe trabalhadora. São os servidores que realizam o atendimento público e gratuito da população. São eles também que garantem que milhões de brasileiros tenham acesso às vacinas e atendimentos médicos, à assistência social, educação e segurança pública. Sem os trabalhadores não há construção de ruas e estradas e toda infraestrutura necessária para um município. Tudo o que a humanidade produz é pela mão das trabalhadoras e trabalhadores. Portanto em Antonina do Norte, Saboeiro, Aiuaba e Arneiroz, a nossa luta é por justiça e pela manutenção e implementação de direitos já conquistados, onde reivindicamos mais respeito, valorização e melhores condições de trabalho, para todas categorias que fazem o serviço público acontecer em cada local de trabalho.

Por isso, seguimos firmes na luta por um serviço público de qualidade, pela valorização dos trabalhadores e trabalhadoras e mais do que isso, pela construção de uma nova sociedade, livre de toda opressão e exploração.

Um viva hoje e sempre a quem tudo produz, um viva a classe trabalhadora, em especial aos trabalhadores que fazem o serviço público nos municípios de Antonina do Norte, Saboeiro, Aiuaba e Arneiroz/CE !